contato@happymommy.com.br    Telefone/WhatsApp: (11) 98964-4320

A importância do toque

A pele tem função imunológica. Os pesquisadores descobriram que quando acariciada, a camada externa da pele, a epiderme, produz uma substância que é indistinguível imunoquimicamente da timopoietina, hormônio da glândula timo, que está ativa na diferenciação de linfócitos T. Os linfócitos T são responsáveis pela imunidade celular.

Eles têm origem nas células que são produzidas na medula óssea e migram (pelo menos metade delas) para a glândula timo, onde são processadas até se tornarem os linfócitos T. Ainda não é conhecido o processo pelo qual o timo confere competência imunológica aos linfócitos T dotando-os da capacidade de se diferenciarem em células capazes de desempenhar funções especificamente imunológicas, mas também é o responsável pelo estabelecimento da tolerância aos autoantígenos. . Existem milhares de linfócitos T individualmente diferentes, cada um deles capaz de reagir a um antígeno específico e de destruí-lo.

Os estímulos táteis aumentam o potencial elétrico do corpo. O aumento do potencial elétrico age sobre as células e glândulas produzindo um resultado fisiológico com efeitos sobre a mente e as emoções.

Open chat